A Aventura da Radiofonia Tunante....


De facto, a Tuna chegou às ondas hertzianas há muito mais tempo do que alguns possam, porventura, imaginar.

Apesar de não ser a música tunante susceptivel de constar numa qualquer "playlist" de uma qualquer rádio - e incluo aqui as de cariz dito universitário - e muito menos será interessante face às agendas das emissoras falar-se sobre a Tuna em sentido geral, consegui-se nos inícios dos anos 90 do século passado - o Vinte - ter alguma visibilidade a nivel sempre local, com a constância de programas de rádio que abordavam exclusivamente o fenómeno Tunante nacional.

Não sendo meu hábito "polir o ego", ao que se julga saber - e salvaguardo novamente, ao que se julga saber - fui produtor e apresentador do 1º programa de rádio exclusivamente dedicado à Tuna e ao fenómeno Tuna em Portugal e que teve duas etapas, a 1ª que decorreu entre 1993 e 1996 (embora na infografia em anexo exista uma "gralha" temporal) na Rádio Festival do Porto aos Domingos à noite, sempre com "notícias fresquinhas" portanto - e muitas vezes a "correr" dali e de acolá para editar o programa sempre em directo - e que era escutado em várias localidades do norte do país. No "Noite de Tunas" era frequente ter em estúdio uma pequena tertúlia em directo com a presença de Magister´s ou ilústres Tunos convidados para se falar sobre o panorama de então, sempre intercalado com alguma música de Tunas que faz ainda hoje parte da minha discoteca Tunante, muitas vezes então ainda em formato cassete ou Vinil pois vivia-se a era analógica a nivel de técnica radiofónica, sendo que só mais tarde o CD começou a vingar por força da passagem ao digital.

A Revista "Forum Estudante" de Maio de 1996 dedicada exclusivamente às Tradições Académicas fez uma reportagem sobre o panorama de então das Tunas nas ondas hertzianas, fazendo referência aos poucos programas que então existiam em Portugal sobre o tema, sendo que aos pioneiros lhes dedico esta "Aventura", a saber, José Araújo (Tuna de Letras da U.P.), António Jorge (Tuna da Portucalense), Ivan Dias e João Oliveira.

O "Noite de Tunas" passou anos mais tarde a ser emitido por mim na frequência da Rádio Universitária do Minho e contou com o mesmíssimo formato de sempre, levando como antes a estúdio vários Tunos, tendo de ambas as fases do programa ainda registados alguns programas, sendo de destacar em particular um onde reuní nos estúdios da R.U.M cerca de 10 Magister´s em pleno FITU Bracara Avgusta, entre portugueses e espanhoís, numa emissão tertuliana que seguramente ficará para a história das Tunas em registo radiofónico. Esta passagem pela R.U.M. teve como catalizadores o Norberto Moreira e o Joaquim Mendes do Grupo de Jogralhos da Universidade do Minho e que sempre colaboraram com o programa nesta passagem minhota do mesmo (a eles o meu Muito Obrigado).

Hoje, ao que se sabe, temos o programa editado pela Tuna Templária de Tomar e pela mão do José Rosado , o "Capas Negras" que vai heroicamente resistindo aos tempos utilizando o suporte internet também para difusão das suas emissões. Se mais programas exclusivamente dedicados à Tuna existiram ou existem, apelo a que deixem aqui essas informações com vista a adendar as mesmas e para memória futura.

Comentários